terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A IDENTIDADE DE JESUS CRISTO EM NÓS






que é a Igreja? Muitas coisas vêm à sua mente, não é? Talvez algo como um prédio no formato “igreja”, uma cruz no topo do seu telhado. Ou um lugar cheio daqueles bancos de madeira enormes. Mas talvez ao invés de lembrar do lugar onde a Igreja se reúne você se lembra de uma multidão de gente louvando ao Senhor numa só voz. Alguns lembrarão de Bíblias. Outros talvez tivessem a lembrança de ação social e fraternidade. Comunhão seria a palavra-chave para outros.
Estas respostas, porém não são satisfatórias, estão incompletas e até erradas. Por exemplo, cansamos de falar que estamos indo para a igreja, quando na verdade estamos indo para o templo onde a igreja se reúne, pois a igreja somos nós.

Será que a Igreja sabe realmente quem ela é? Infelizmente creio que a igreja está perdendo sua identidade, não sabe mais a razão da sua existência. Ela não sabe mais qual é a sua responsabilidade, ela se perdeu ao longo do caminho, está confusa e sem direção. É tão triste olhar as igrejas ao redor do Brasil e perceber o tanto que perderam sua identidade. Há hoje uma crise de identidade no Corpo de Cristo.
Quero compartilhar sobre a identidade da Igreja, a sua função, os seus direitos e seus deveres. Vamos buscar do Senhor a restauração da sua igreja, através da Sua Palavra.
IDENTIDADE DA IGREJA
Você sabe quem é você, de onde veio e para onde vai? Qual é a razão da sua existência? Estas perguntas são essenciais para saber qual é a nossa identidade e para qual propósito fomos criados. A Igreja também precisa saber responder a essas perguntas para prosseguir adiante. A Bíblia declara toda a identidade da Igreja.
Somos o Corpo de Cristo (Rm 12:5; 1 Co 12:27; Ef 1:22). Somos a extensão do nosso Senhor Jesus Cristo sobre a Terra. Somos os seus braços e suas pernas, mas Ele é o cabeça. O corpo depende da cabeça e não o contrário. Isso significa que somos dependentes de Cristo, pois sem Ele não podemos nada. Mas será que somos um corpo obediente? Será que entendemos que a cabeça manda e o corpo obedece? Ser Corpo de Cristo também significa viver em unidade. Somos dependentes uns dos outros. Eu preciso de você e você precisa de mim. Nesta regra não há exceções porque talvez você não vá com a cara de alguém. Eu posso ser o cotovelo e alguém o braço. Dependemos do bom funcionamento de todos para que exerçamos nossas funções com eficácia. Mas infelizmente vemos joelhos querendo andar como os pés, por exemplo. Você já viu uma mão andando sozinha por aí? O fato é que todos nós, juntos, formamos esse corpo.
Somos a Noiva de Cristo (Rm 7:4; 2 Co 11:2; Ap 19:7, 21:2). A noiva ama o Noivo. Ela pensa nele dia e noite, ansiosa pelo encontro que os tornarão um. A noiva se prepara para o casamento adornando-se, cuidando da sua saúde e das vestes, pois quer estar linda para o encontro com o amado. Da mesma forma estamos separados do Noivo, Jesus Cristo, para nos preparar para o grande dia. Porém, como está a saúde da noiva? Será que as coisas deste mundo lhe encantaram tanto que ela se esqueceu da vinda do noivo? Será que as vestes continuam brancas e a santidade está intacta? A Igreja, noiva de Cristo, tem se envolvido com todo tipo de pecado. E a cada dia a tolerância está aumentando assustadoramente. Há pouco tempo o divórcio era uma decisão longe do meio da Igreja. Hoje, para a satisfação do eu, ele é uma boa opção para quem está infeliz no casamento. O amor pelo dinheiro também têm afastado os corações. A noiva tem sido apanhada muitas vezes nos braços do mundo. Vemos cada vez mais mundanismo entrando na Igreja, deteriorando a santidade da noiva, deturpando seu caráter e matando sua paixão. Escutamos cada vez mais que não precisamos ser fanáticos pelo Noivo, basta uma certa atração chamada religião. Este conceito não dever ser aceito! Lembro muito bem da paixão e desejo que, tanto eu quanto minha esposa, tínhamos um pelo outro antes do casamento. Eu era (e continuo sendo) fanático por ela! Por que será que escutamos tanto sobre não sermos assim tão apaixonados por Jesus Cristo? Você não acha que Satanás está por trás disso? Eu tenho certeza!
Somos a Família de Deus (Jo 1:12; 2 Co 6:18; Gl 3:26). Antes éramos criaturas, hoje somos feitos filhos de Deus por meio de Jesus Cristo. Ah, se realmente entendêssemos a profundidade e maravilha desta revelação! Como filhos somos totalmente dependentes do nosso Pai Celestial. Não tomamos decisões sem consultar o Pai, respeitamos sua autoridade. Nosso irmão mais velho, Jesus, nos deu o perfeito modelo de como sermos filhos. Porém a Igreja de hoje anda fazendo o que dá na cabeça. É como se fosse feita de crianças rebeldes, cheias de orgulho, que não respeitam princípios e quebram leis espirituais. Estamos cheios de infantilidades, mimos e caretas. Não gostamos de ser repreendidos ou exortados. Falta respeito pelas coisas de Deus. Perdemos a seriedade dos fatos, a importância das profecias, o poder da Palavra e oração. Ser família de Deus é buscar direção do Pai. É render à Ele todos os planos e expectativas. Deixar que Ele nos pegue pela mão e nos guie. Também é tratar verdadeiramente uns aos outros como irmãos em Cristo. Significa os irmãos tratar as irmãs com respeito e honra, de acordo com I Tm 5:1-2, cuidando para que a santidade na família de Deus tenha sempre um padrão mais elevado, de acordo com o Seu padrão.
RESPONSABILIDADES DA IGREJA
Depois de entender quem a Igreja é, devemos saber quais são os deveres e responsabilidades que Jesus Cristo deixou.
Temos a responsabilidade de Pregar o Evangelho (Mt 28:19-20; Rm 10:13-15). Existem várias formas de fazer isso, e você não precisa ser pastor ou missionário para cumprir esta tarefa. Basta você ter dado sua vida para Cristo. Pronto, você é responsável por pregar o Evangelho! Ah, como é gostoso ir para um estudo bíblico na casa dos irmãos. Que delícia sentar e ouvir a Palavra de Deus da boca do pregador. Mas eu ainda digo: que privilégio eu tenho de ser um cooperador do Evangelho, propagando-o onde quer que eu vá. Esta é uma responsabilidade minha e sua! É um dever, um privilégio, uma honra, um prazer. Porém a Igreja tem deixado de lado esta responsabilidade, e até jogado este peso em cima dos missionários, pastores e ministros, como se fossem os únicos responsáveis pela propagação do Evangelho. Porém a Igreja precisa entender que a Palavra é pregada através da vida dos seus membros. Talvez sejamos a única Bíblia que as pessoas lerão! Nosso estilo de vida, valores e decisões devem transmitir essa mensagem. Não deixamos Deus maravilhado com um templo lindo e amplo. Alegramos sim, o coração dEle quando vivemos a Palavra no dia-a-dia, testemunhando que o melhor lugar para se estar é nos braços de Deus.
Temos a responsabilidade de Transformar o Mundo (Mt 5:13; Mt 25:34-46; 1 Pe 2:9). A Igreja tira o corpo fora quando se fala da pobreza, violência, corrupção. Lembram que não foram causadores desses males, mas esquecem que são canal de Deus para abençoar o mundo. A Palavra nos fala de ter a mente de Cristo, mas na realidade muitos têm a mente do Mundo. Quando se fala sobre ação social logo pensam sobre as contas a pagar, e por isso colocam um pré-conceito em suas mentes que não podem ajudar com nada. Outros ainda pensam que Deus está mais interessado em que comprem um carro lindo de último ano, do que ajudar um projeto social. A mente da Igreja está tão voltada para seus próprios interesses que o mundo está se acabando além das quatro paredes dos templos, e ninguém dá a mínima. Temos a nossa frente uma grande oportunidade de viver o Evangelho, mas ao invés disso queremos mais bens. Lembremos-nos que devemos ser bons administradores daquilo que Deus tem colocado em nossas mãos. Se você tem dinheiro então busque ao Senhor para saber o que Ele quer que você faça. Faça o mesmo com seus dons, talentos, e qualquer coisa que tiver. As Escrituras dizem que tudo é dEle e para Ele. A área social é somente um exemplo de como a Igreja pode transformar o mundo. Devemos ficar atentos para os detalhes que podem fazer diferença. Muitos ficam preocupados com as grandes inundações. Por causa dos bueiros cheios de lixo, a água não tem para onde ir e fica na rua, causando coisas ruins. Como cristãos devemos parar de jogar lixo no chão, aprender a segura-lo até encontrar um lugar para depositar. Parece algo bobo, mas se nos preocuparmos com os pequenos detalhes, logo estaremos atentos para os maiores.
Temos a responsabilidade de Relacionarmos com Deus (Dt 14:2; Jr 29:12-13; 1 Co 1:9). Talvez este seja o dever mais importante da Igreja para com Cristo. Somos chamados à um lugar de intimidade com Deus. Quantos de nós podem dizer que são íntimos do Senhor? Uma amizade íntima com Deus é buscar ao Senhor todos os dias, ler a Sua Palavra e estudá-la, é gostar de conversar com Ele. Muitos dizem que amam ao Senhor, mas não sentem falta dEle depois de passar dias sem ler a Bíblia e orar. Ser íntimo de Deus é gostar das coisas que Ele gosta, estar atento ao Seu coração. Cristo nos chama hoje de amigos, e não mais servos. Muitos cristãos pensam que tem um bom relacionamento com Deus porque estão nas reuniões da igreja. Outros acham que tem este tipo de relacionamento porque fazem tantas coisas na igreja, como participar da equipe de teatro ou evangelismo. Temos um relacionamento íntimo com Deus quando nos damos totalmente à Ele. É quando o nosso coração se junta ao coração de Deus. Relacionamento com Deus é seguir os passos de Jesus. Quando a igreja tem um verdadeiro relacionamento com Deus, então ela sabe quem é em Cristo Jesus.
É HORA DE MUDANÇA!
Há muitas outras características da identidade da Igreja não descritas neste estudo, assim como muitas outras responsabilidades que não são menores que as declaradas. Mas vamos pensar sobre os poucos detalhes estudados. Está na hora da igreja mudar. Em II Cr 7:14 temos quatro condições para que Deus venha e sare o seu povo:

1. Humilhar-se;
2. Orar;
3. Buscar a face de Deus;
4. Converter-se dos seus maus caminhos.
Depois que a Igreja fizer estes quatro pontos, então teremos um povo curado. É tempo de reconhecer que não estamos saudáveis como Igreja. Temos que ser sinceros em reconhecer que estamos longe dos caminhos de Deus, do conceito que Ele tem sobre Igreja. Está na hora de colocar o rosto no pó, de orar e clamar a Deus pela Sua face, e declarar nossos erros. É tempo de conversão, de mudança de trajeto, de atitude. Não é tempo de rir, é tempo de chorar. A Igreja não está bem, ela precisa ser disciplinada, corrigida, exortada. É preciso acordar aqueles que dormem, alertar aqueles que saíram dos propósitos de Deus como Igreja.
Igreja, é tempo de refletir e voltar à Deus, o seu Senhor.